HISTORIAL

 

O Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, fundado a 01 de Janeiro de 1977, é um clube de génese popular que surgiu da necessidade e espírito associativo de alguns Sócios Fundadores. Está inserido num Concelho da Cintura industrial de Lisboa (Seixal), numa Freguesia com cerca de 40 000 habitantes (Amora) numa zona urbana com habitações tipo moradias unifamiliares e paredes meias com a escola primária.

As dinâmicas do Clube estão relacionadas com o Movimento Associativo no sentido em que existe uma relação da Direcção com a População e Equipas e que enquadram formalmente as actividades em parceria com a autarquia e outras colectividades do Concelho ou até externas.

Existem também relações formais com Associações Distritais e Federações Nacionais e Internacionais de várias Modalidades (Futsal, Atletismo e Taekwondo, Ginástica, Ténis, Xadrez, Ténis de Mesa, Dança Infantil e Cicloturismo), assim como com entidades privadas (Companhias de Seguros, Clínica, Patrocinadores, Comércio Local, etc).

No Futsal, a história do CDRAU vem de tempos em que a modalidade atravessava períodos de indefinição quanto à Denominação, ao Enquadramento Legal e Federativo, ao Quadro Competitivo etc.

Nessa época, em que houve em Portugal um crescimento no número de Clubes, Associações Desportivas e Polidesportivos descobertos (ringues) o futebol jogado por 5 atletas teve também um incremento significativo. Esse incremento foi então dispersado por 3 entidades diferentes: Futebol de Cinco, Futsal e Futebol de Salão.

Esta situação foi sucessivamente adiando a uniformização de regras, quadros competitivos, formação de Técnicos, Selecções Nacionais etc. e terá atrasando o desenvolvimento da modalidade em alguns anos. O CDR AGUIAS UNIDAS, como a grande maioria dos Clubes da Margem Sul do Tejo, deu resposta à procura de prática desportiva e á implantação do seu Polidesportivo criando equipas de formação que participavam em Torneios Populares e, mais tarde, filiando-se na Federação Portuguesa de Futebol de Salão à qual se manteve ligado quase até à extinção desta.

 

 

PALMARÉS DESPORTIVO

Como qualquer Clube modesto, o Águias Unidas não podia aspirar a mais do que manter em actividade os escalões de formação e uma equipa sénior masculina, ainda que nem todas as equipas estivessem inscritas nos respectivos campeonatos formais. Neste âmbito chegaram a ser conquistadas várias provas de âmbito Nacional como por exemplo o Campeonato Nacional da 2ª Divisão em Seniores Masculinos, Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos, ou a Taça Nacional de Iniciados, assim como o Campeonato Distrital de Seniores Masculinos.

Na época 2008/2009 a equipa de seniores masculina, conquistou a Taça de Disciplina do campeonato Distrital de Futsal.

Historial e troféus